Notícia

Projeto Berimbau Sonoro é contemplado pela Lei Aldir Blanc

Oficinas de locução e apresentação cultural serão executadas nos meses de fevereiro e março
Projeto Berimbau Sonoro é contemplado pela Lei Aldir Blanc
Jefferson Passarinho - Rádio Dengo Dengo FM

O Clic Navegantes (Pessoa Jurídica) apresentou o Projeto Berimbau Sonoro junto a Fundação Catarinense de Cultura, buscando recursos da Lei Aldir Blanc para o desenvolvimento de uma ação com ênfase na cultura, mas que também desenvolvesse habilidades para a formação técnica de seu público alvo a ser desenvolvido exclusivamente para navegantinos.. Entre mais de 2 mil projetos apresentados, a proposta do Clic foi aprovado.

O Projeto prevê a capacitação de 20 jovens e ou adolescentes, através da OFICINA DE LOCUÇÃO E APRESENTAÇÃO CULTURAL.

POR QUE DESENVOLVER UM PROJETO DE LOCUÇÃO CULTURAL?

Em um contexto de evolução da comunicação na sociedade em tempos de grandes transformações causadas pela pandemia, nunca se fez tão necessário o uso de um dos instrumentos de comunicação mais utilizados no mundo: o rádio. A cultura digital alinhada ao progresso do campo de urbanização das grandes cidades fez com que a comunicação oral tomasse outras formas e perdessem seu objeto de identidade. A utilização do rádio sobrevive ao pós modernismo e chega ao contemporâneo de maneira intacta, neste caso a construção de parcerias têm se mostrado eficaz na realização de grandes atividades da cadeia formativa, cultural, artística e religiosa, garantindo assim um bom desempenho dessas ações afirmativas. É nesse cenário de grandes mudanças e afirmação da politica pública como instrumento de gestão participativa que construímos o Projeto Berimbau Sonoro.

O RÁDIO AINDA É DESTAQUE

Segundo pesquisas recentes, no Brasil, o rádio e a televisão são os mais importantes meios de comunicação, responsáveis pela difusão de entretenimento e informação para grande parte da população. Esses veículos de comunicação de massa atuam como instrumentos de disseminação de notícias, informações, prestação de serviços, entretenimento, cultura, educação e publicidade. Vive-se, hoje, uma verdadeira explosão de canais de distribuição da comunicação: TVs públicas, TVs legislativas, TV digital, canais comunitários e educativos, programadoras e operadoras de TV por assinatura, webtvs, produtoras de conteúdo audiovisual, webrádios, rádio digital, circuitos internos de rádio, rádio empresa e mídia out of home, apenas para citar algumas ramificações dessa nova configuração da indústria do audiovisual, que impulsionam o crescimento do mercado de produções.

O locutor é o profissional de comunicação social cujo ofício necessita de sua voz. Atuando nas mídias de rádio, televisão internet, rodeios, supermercados, esperas telefônicas etc, o locutor interpreta e anuncia textos e falas nos veículos de comunicação os quais elabora. O animador cultural é o profissional habilitado para promover o desenvolvimento sociocultural de grupos e comunidades, organizando, coordenando e desenvolvendo atividades de animação com o caráter social, educativo e cultural. Algumas características do animador se distinguem de outros profissionais como ser dinâmico, flexível, interagir facilmente com pessoas de todas as idades de maneira natural.

DE OLHO NO MERCADO LOCAL

Observando o mercado local, vimos o deficit de profissionais que atuem nessa área da comunicação oral através das rádios, sejam AM/FM, comunitárias, redes sociais ou através de ferramentas digitais como poadcasts. Nesse sentido, torna-se indispensável desenvolver essas habilidades para fazer locução e apresentações de programas produzidos em rádio, TV, produtoras, estúdios de gravação e ainda atuar em emissoras de rádio e TV privadas e comunitárias pela juventude de nosso município/ estado, proporcionando assim, a oxigenação da cadeia produtiva e criativa de jovens e adultos de Navegantes.

Com a explosão também das plataformas digitais audiovisuais, principalmente neste momento de pandemia onde todos os setores obrigaram-se a se comunicar de uma forma mais direta com seu público. urge um cenário em que, artistas, crianças, adolescente e comunidade em geral começaram a interagir na internet e a utilizar a voz em diferentes plataformas.

 

Dessa forma a OFICINA BERIMBAU SONORO, se torna uma oportunidade de aprendizagem teórica e prática no ramo da locução, uma vez que os jovens participantes poderão participar das oficinas de locução diretamente na Rádio Dengo Dengo, parceira do projeto e falar e participar de atividades artísticas na sede de espaço cultural Studio Bianca Alcantara, que também já se colocou a disposição para receber as atividades da oficina.

PUBLICO ALVO

O projeto visa atingir adolescentes e jovens navegantinos de áreas de maior vulnerabilidade social, como o Bairro São Pedro, São Paulo, Nossa Senhora das Graças e Meia Praia. O público atendido compreenderá as idades entre 14 e 24 anos, idades estas compatíveis também com jovem aprendiz. Farão parte das oficinas, meninos e meninas, e se dentre os inscritos tivermos pessoas com algum tipo de deficiência, nos adaptaremos e providenciaremos os recursos de acessibilidade necessários para promover a inclusão deste participante.

PARCEIROS: RÁDIO DENGO DENGO, STUDIO BIANCA ALCANTARA E JEFFERSON PASSARINHO

Para viabilizar este projeto são necessárias grandes parcerias. Jefferson Passarinho, o Studio de Dança Alcantara e Gilmar da Silva, coordenador da Rádio Dengo Dengo.

As dependências da rádio Dengo Dengo será o espaço técnico a ser utilizado para se realizar as oficinas de locução. A emissora comunitária tem acessibilidade e todo equipamento necessário para o desenvolvimento técnico do projeto. Além disso, será dentro de um de seus Programas Culturais que as técnicas aprendidas em aulas teóricas serão postas em prática.

 

A parte prática da oficina de locução cultural visa despertar o público-alvo para atuar em rádio, TV e produções para a web como canais de YouTube e podcasts. A ideia e despertar o gosto e desenvolver as habilidades a partir do contato com profissionais atuantes no dia a dia do rádio e dos ouvintes espectadores que estarão em casa ouvindo o conteúdo cultural, interagindo com o aluno através de participações via chat, mesenger e ligações telefônicas.

As atividades teóricas e de interação estarão sendo desenvolvidos no Espaço do Studio Bianca Alcantara, cravado num dos mais belos cartões postais da cidade que é o bairro São Pedro, junto ao rio Itajaí e o molhe norte.

Dois profissionais do Rádio e envolvidos com atividades culturais serão fundamentais no ensinamento e na prática das oficinas de cultura e locução. Gilmar da Silva, experiente locutor, é radialista há décadas, atuando em emissoras de rádios de vários estados brasileiros. O idealizador e apresentador do Programa Cultural Berimbau Sonoro e mestrando de capoeira Jefferson Passarinho. Passarinho é um dos “pioneiros” das transmissões culturais ao vivo de capoeira pela plataforma Facebook e fundador do primeiro grupo de capoeira do Pontal (Centro Cultural Vicência Capoeira); ele será o profissional que dirigirá os alunos nas aulas práticas em programas ao vivo na Rádio Dengo Dengo.

INSCRIÇÕES COM VAGAS LIMITADAS

Adolescentes e jovens que tenham entre 14 e 24 anos, que residam nos bairros da cidade de Navegantes e região, podem realizar sua inscrição através do link que segue. Importante salientar que AS VAGAS SÃO LIMITADAS.

PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS - PROJETO BERIMBAU SONORO
Primeira turma: 21/02 (segunda-feira: 19:30) - 26/06 (sábado: 13h) - 05/03 (sábado:13h)
Segunda turma: 07/03 (segunda-feira: 19:30)- 12/03 (sábado: 13h) - 19/03 (sábado: 13h)

Inscrições: https://forms.gle/Ru6JpXJVc5JeC5NW9

 

Fonte(s): https://clicnavegantes.com.br/

Comentários

Últimas notícias

01 Ago
Cultura & Diversidade
NAVEGANTES: Convênio oferece benefícios para servidores públicos e potencializa comércio

Parceria celebrada pela instituição financeira NIO Digital/S8 Bank e Prefeitura está disponibilizando cartão de crédito internacional

11 Mai
Cultura & Diversidade
Jogos Escolares de Navegantes é tratado pela Educação e Fundação de Esportes

Neste ano, além do JENs, a cidade também sediará o JENZINHO, competição voltada as séries iniciais

11 Mai
Cultura & Diversidade
Fórum da Capoeira de Navegantes realiza seu primeiro encontro de 2023

O Encontrou contou com a presença de representantes da capoeira de Navegantes e Balneário Camburiú.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.