Agora

JACYLE SANTOS

03:00 - 04:00

Notícia

Fórum da Capoeira de Navegantes realiza seu primeiro encontro de 2023

O Encontrou contou com a presença de representantes da capoeira de Navegantes e Balneário Camburiú.
Fórum da Capoeira de Navegantes realiza seu primeiro encontro de 2023
Fórum da Capoeira de Navegantes

Aconteceu nesta quarta (10) o 1º Encontro do Fórum da Capoeira de Navegantes/SC. O evento foi no Centro de Integração Sociocultural Estrela do Mar(Local de treinos do Vivência Capoeira) localizada na Rua Joaquim Rodrigues 189-Bairro São Pedro, Navegantes/SC.

O encontro reuniu os representantes dos grupos de Navegantes: Acapras, Ecos de Santo Amaro, Resistência do Vale, Acob e Vivência Capoeira e de Balneário Camboriú Grupo de Capoeira Estrela do Mar (CM Testa) e Axé Capoeira (Professor Escada), além de dezenas de alunos, pais e simpatizantes da capoeira da cidade.

A programação iniciou com a fala do Mestrando Passarinho, do Vivência Capoeira, que deu as boas vindas a todos e destacou como o Fórum irá atuar na cidade e região, em seguida passou para Mestre Latino, do Ecos de Santo Amaro que fez um resgate das memórias e reforçou a importância do Fórum; Professor Faíska do Resistência do Vale, um dos pioneiros da capoeira na cidade, contou que a algum tempo atrás um momento como esse seria quase impossível e que estava contente em ver tantas crianças de diferentes escolas de capoeira juntas; o Professor Irmão da Acob disse que o Fórum irá  buscar além de melhorias para a prática da capoeira a integração entre os grupos e finalizando esta etapa a Formada Segredinho da Acrapas, falou de como ficou contente em ver muitas meninas, isso mostra que capoeira feminina em Navegantes tem força e que o estudo tem que estar entre as prioridades na vida.

Logo após as falas, aconteceu uma oficina de berimbaus organizada por Mestre Latino e seus alunos, proporcionada por um edital da Fundação Cultural de Navegantes. O professor Irmão também colaborou com apresentação e explicação dos toques usados nas rodas de capoeira contemporânea. A roda de capoeira, momento tão esperados pelos alunos foi realizado na nova praça esportiva do Pontal, na "Praça do Zé Paulo" onde as crianças puderam se divertir cantando e jogando.

O fórum foi um momento muito especial para a capoeira e cultura da cidade, pois destacou o trabalho que vem sendo realizado a décadas pelos Mestres pioneiros da região e o reconhecimento dos capoeiristas vindos de outras regiões do país para fortalecer manter as tradições da capoeira.

Hoje Navegantes tem uma média de 400 a 450 pessoas atendidas direta ou indiretamente pelas aulas de capoeira, seja em projeto social independente ou ações municipais.

Segundo a coordenação do Fórum, a I Semana Municipal da Capoeira que será em agosto, vai mostrar o potencial da capoeira em Navegantes e com certeza a sociedade e o poder público irá abraçar a modalidade.

Fonte(s): Jefferson Passarinho - Rádio Dengo Dengo FM

Comentários

Últimas notícias

01 Ago
Cultura & Diversidade
NAVEGANTES: Convênio oferece benefícios para servidores públicos e potencializa comércio

Parceria celebrada pela instituição financeira NIO Digital/S8 Bank e Prefeitura está disponibilizando cartão de crédito internacional

11 Mai
Cultura & Diversidade
Jogos Escolares de Navegantes é tratado pela Educação e Fundação de Esportes

Neste ano, além do JENs, a cidade também sediará o JENZINHO, competição voltada as séries iniciais

24 Mar
Cultura & Diversidade
Com salários entre 2 a 10 mil reais, treinamento de marinheiros tem inscrições prorrogadas

Programa “Bom Marinheiro”, único no Brasil, terá aulas presenciais em SC. Inscrições podem ser feitas pelo site: www.bommarinheiro.com.br

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.