Notícia

Candidatos são impedidos de fazer prova do Enem após salas lotarem na UFSC

Longas filas se formavam em frente aos centros, quando os candidatos foram informados de que não poderiam mais entrar nas salas
Candidatos são impedidos de fazer prova do Enem após salas lotarem na UFSC
Bruna Stroisch/ND

O que era para ser um dia de concentração e foco se transformou em angústia e indignação. Isso porque dezenas de candidatos não conseguiram entrar nas salas para realizar as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020, neste domingo (17), em Florianópolis. E o motivo não foi o atraso.

Antes do fechamento dos portões, a reportagem acompanhava a intensa movimentação de candidatos na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Longas filas se formavam em frente aos centros, quando os candidatos foram informados de que não poderiam mais entrar nas salas em função da lotação.

Fiscais responsáveis pelo controle da entrada dos locais de prova anunciaram os números das salas que já haviam atingido o limite da capacidade.

Os candidatos, então, foram orientados a sair da fila e aguardar do lado de fora. Um grande grupo de pessoas indignadas com a situação acabou se formando.

Esses candidatos terão que esperar por um novo exame, que deverá ser realizado no final de fevereiro. Neste domingo, são aplicadas as avaliações de Linguagens e Ciências Humanas e a prova de Redação.

O que foi repassado aos candidatos

Na frente do CCE (Centro de Comunicação e Expressão), o grupo que aguardava do lado de fora recebeu as primeiras informações de Rogério Salles, advogado da Fundação Cesgranrio, instituição encarregada pela aplicação da prova.

Ele disse aos alunos que não foi possível alocar todos os inscritos nas salas disponibilizadas pela UFSC.

Segundo Salles, a recomendação para fechar os espaços teria sido motivada por um novo plano de contingência emitido pela Vigilância Sanitária de Florianópolis e o MPSC (Ministério Público de Santa Catarina).

O advogado sugeriu aos candidatos barrados que acessem o site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) ou entrem em contato pelo número 0800 da instituição para remarcar a prova.

Não foi emitido nenhum documento ou comprovante de presença para aqueles candidatos que não conseguiram entrar nas salas.

No CCE, os próprios candidatos registraram seus nomes em uma lista e a entregaram em mãos ao advogado.

No CSE (Centro Sócio-Econômico), candidatos relataram que fiscais teriam solicitado o CPF e o número de inscrição daqueles que não puderam fazer o exame. A mesma situação teria ocorrido também em outros blocos da Universidade.

Candidatos indignados

Izabella, de 20 anos, foi uma das candidatas barradas ao tentar acessar seu local de prova no CCE.

 
Ela conta que foi orientada a solicitar a reaplicação da prova no site do Inep. Além disso, a estudante foi informada de que não precisará realizar a segunda prova no próximo domingo.

“Disseram que uma nova prova vai ser reaplicada em fevereiro, mas não tem data certa. É um absurdo isso. Não deram nenhum comprovante que registre que a gente esteve aqui para fazer a prova”, diz Izabella.

A jovem já cursa uma graduação em uma instituição particular, mas esperava ter acesso a uma bolsa de estudos com a realização da prova do Enem.

O candidato Caio Monteiro, de 18 anos, também ficou de fora da prova do Enem deste domingo. Ele se juntou ao grupo que aguardava por mais informações na frente do CCE.

“Essa vai ser a segunda vez que tento o Enem. Quero cursar Tecnologia da Informação. Não consegui entrar na sala mesmo tendo chegado na UFSC às 12h30. Ia prestar a prova na sala 207, mas disseram que já estava lotada”, conta Caio.

UFSC já havia alertado sobre lotação

A UFSC emitiu uma nota na sexta-feira (15), em que questionou o Inep após receber o plano de salas com ocupação de 80% para a realização do Enem. Segundo a universidade, a condição para ceder os espaços seria que as salas tivessem ocupação máxima de 40% da capacidade.

 

Fonte(s): BRUNA STROISCH, FLORIANÓPOLIS

Comentários

Últimas notícias

01 Ago
Educação
NAVEGANTES: Convênio oferece benefícios para servidores públicos e potencializa comércio

Parceria celebrada pela instituição financeira NIO Digital/S8 Bank e Prefeitura está disponibilizando cartão de crédito internacional

11 Mai
Educação
Jogos Escolares de Navegantes é tratado pela Educação e Fundação de Esportes

Neste ano, além do JENs, a cidade também sediará o JENZINHO, competição voltada as séries iniciais

11 Mai
Educação
Fórum da Capoeira de Navegantes realiza seu primeiro encontro de 2023

O Encontrou contou com a presença de representantes da capoeira de Navegantes e Balneário Camburiú.