Agora

Cleber Ramos

07:30 - 08:00

Notícia

Reunião do Coes descarta lockdown em Santa Catarina

Em contrapartida o Coes (Centro de Operações de Emergência em Saúde) propôs novas ações para deter o contágio no Estado
Reunião do Coes descarta lockdown em Santa Catarina
Leo Munhoz/ ND

A aguardada reunião do Coes (Centro de Operações de Emergência em Saúde) foi concluída na noite desta quarta-feira (17) e tomou sua primeira definição: não haverá lockdown em Santa Catarina.

A definição foi confirmada após mais de seis horas de reunião que começou às 14h e se estendeu até o período da noite. A informação de que não haveria o confinamento total, em Santa Catarina, fora antecipada pela reportagem ainda na noite da terça-feira.

Em contrapartida o Coes propôs novas ações para deter o contágio no Estado. A proposta agora será encaminhada ao governador Carlos Moisés para deliberação, ainda nesta semana.

Os técnicos recomendaram novas ações para o enfrentamento da Covid-19 no Estado, como multas, horários diferenciados e uma atenção ainda maior durante a Páscoa. Foram sugeridos fechamentos mais rígidos para regiões mais graves.

Durante sua fala, o secretário de Estado da Saúde,  André Motta Ribeiro, explicou a importância da recente criação dos Centros Integrados de Saúde nas regiões Oeste e Grande Florianópolis.

“Estamos trazendo novamente o Centro de Operações de Emergência em Saúde para o debate sobre o cenário da pandemia. Não há mais espaço para discussões políticas e esse não é um fórum para imputar a responsabilidade sobre os gestores sejam eles estaduais ou municipais”, afirmou.

O superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Eduardo Macário, destacou que a região Oeste apresenta estabilização, assim como a Grande Florianópolis, embora ainda com números elevados de infectados.

A Justiça determinou na última segunda-feira (15) que o governo estadual reativasse o Coes, e que o grupo de trabalho se reúna para definir as novas medidas de enfrentamento. Santa Catarina deverá, então, adotar as resoluções propostas pelo grupo

O Coes

Criado para coordenar as ações de enfrentamento à COVID-19, desde o início da pandemia, o Coes propõe notas técnicas, portarias, regramentos sanitários e soluções em conjunto para combater o Coronavírus em Santa Catarina.

Como estipulado na Portaria 179, o Centro tem caráter consultivo e deliberativo e seus integrantes são indicados por meio de expediente subscrito pelo dirigente de sua respectiva área e designados por portaria do secretário de Estado da Saúde.

Fonte(s): Redação, ND Florianópolis

Comentários

Últimas notícias

Política
João Matos oficializa pré-candidatura a Deputado Federal em evento em Navegantes

Diretor do Sinergia e influente empresário do setor educacional, o emedebista apresenta propostas para a região em encontro neste sábado, 16

Política
Deputado Jorge Goetten destina 400 cadeiras motorizadas para SC

Ao todo, serão destinadas 400 cadeiras, que serão distribuídas pelo CCR conforme a fila do Sistema Nacional de Regulação (SISREG)

Política
TSE lança campanha para incentivar candidaturas de mulheres, negros e indígenas

Ação busca combater sub-representação histórica. Campanha será veiculada nas emissoras de rádio e TV até julho

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.