Agora

Junior Pinheiro

02:00 - 04:00

Notícia

Porto de Itajaí recebe o maior embarcação da Marinha do Brasil e da América Latina

As atividades fazem parte da formação dos aspirantes da Escola Naval, o Aspirantex
Porto de Itajaí recebe o maior embarcação da Marinha do Brasil e da América Latina
Jornal Folha Litoral

Vindo do Rio De Janeiro, ele chega à Itajaí com 974 tripulantes, sendo 250 aspirantes a Oficiais e ficará na cidade até sábado (23). A tripulação irá cumprir uma série de exercícios como: operações com aeronaves, transferência de óleo combustível e água no mar e manobras táticas entre navios.

As atividades fazem parte da formação dos aspirantes da Escola Naval, o Aspirantex. A Fragata “União”, que está atracada no píer da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, também chegou na cidade nessa quinta-feira e participará dos treinamentos.

“Essa comissão tem a fase no mar e também tem a fase de porto, que é importante para que eles saibam como o navio opera no mar e também conhecer as cidades, a Zona portuária e as belezas de Itajaí”, ressalta o Delegado da Capitania dos Portos de Itajaí, Capitão de Fragata Eduardo Rodrigues de Paula, que espera que a passagem pela cidade possa contribuir para que os aspirantes façam uma boa escolha de corpo.

A ampla escolha de corpo, aliás, é um marco histórico para as futuras oficiais da Marinha, que participam do Aspirantex 2021 e estão a bordo do navio “Atlântico A 140”. Pela primeira vez as aspirantes da Escola Naval poderão escolher os Corpos dos Fuzileiros Navais e da Armada. Até então elas eram direcionadas diretamente ao Corpo de Intendentes.

“Temos cerca de 250 aspirantes a bordo e é um motivo de orgulho para a cidade receber o Aspirantex, que é uma comissão muito tradicional na Marinha do Brasil, para conhecerem a cidade e se familiarizarem a bordo”, destaca o Capitão dos Portos de Santa Catarina, Capitão de Mar e Guerra Caio Vinicius Cesar Feitosa.

Respeitando as regras para prevenção a Covid-19, após atracação a Capitania dos Portos de Itajaí e Santa Catarina realizou uma breve cerimônia de recepção, com a apresentação da banda Oficial da Marinha, uma visita as instalações da embarcação e um almoço a bordo. Participaram da cerimônia o Capitão dos Portos de Santa Catarina Capitão de Mar e Guerra Caio Vinicius Cesar Feitosa, o Delegado da Capitania dos Portos de Itajaí Capitão de Fragata Eduardo Rodrigues de Paula, o Comandante do Atlântico, Mozart Junqueira Ribeiro, a Vice-Governadora Do Estado de Santa Catarina Daniela Cristina Reinehr, o Prefeito de Itajaí Volnei Morastoni e o Superintendente do Porto de Itajaí Fábio da Veiga.

Ele também lembra que para esse ano a Prefeitura de Itajaí, em parceria com a Marinha do Brasil, a Superintendência do Porto de Itajaí e o Instituo Soto, prepara a inauguração do Museu dos Portos e Museu da Marinha.

Para Volnei Morastoni, Itajaí é uma cidade amiga da Marinha pois relaciona com muito êxito uma parceria de longa data entre Autoridade Portuária e Autoridade Marítima:

“Pela vocação da nossa cidade, pelo rio e pelo mar, aqui está a nossa identidade, aqui está a nossa vocação e aqui está a nossa ligação histórica e cultural com a Marinha Brasileira. O Porto tem na Marinha uma referência e a Autoridade Portuária municipal tem essa relação antiga que vamos fortifica-la ainda mais, principalmente com esse grande projeto que é a construção das fragatas, que irá tornar nossa cidade uma referência na construção naval militar”, encerra Volnei.

Cumprindo os protocolos de prevenção a Covid-19 não haverá visita pública as embarcações.

Fonte(s): www.jornalfolhalitoral.com.br

Comentários

Últimas notícias

Ciência & Tecnologia
João Matos oficializa pré-candidatura a Deputado Federal em evento em Navegantes

Diretor do Sinergia e influente empresário do setor educacional, o emedebista apresenta propostas para a região em encontro neste sábado, 16

Ciência & Tecnologia
Deputado Jorge Goetten destina 400 cadeiras motorizadas para SC

Ao todo, serão destinadas 400 cadeiras, que serão distribuídas pelo CCR conforme a fila do Sistema Nacional de Regulação (SISREG)

Ciência & Tecnologia
TSE lança campanha para incentivar candidaturas de mulheres, negros e indígenas

Ação busca combater sub-representação histórica. Campanha será veiculada nas emissoras de rádio e TV até julho

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.