Agora

VIDAL ANTUNES

09:00 - 12:00

Notícia

Novo mapa de risco da Covid-19 em SC traz mudanças em algumas regiões

Embora o número de áreas em cada nível tenha continuado o mesmo, algumas tiveram piora e melhora na avaliação
Novo mapa de risco da Covid-19 em SC traz mudanças em algumas regiões
Governo de SC

O novo mapa de risco da Covid-19 em Santa Catarina, divulgado neste sábado (2), mostra três regiões em nível moderado, 14 em nível alto e uma em nível grave. Mas embora os números sejam os mesmos do mapa anterior, houve mudanças no patamar de algumas áreas.

De acordo com a avaliação do governo estadual, a região Nordeste, que estava em nível grave (laranja), passou para o nível alto (amarelo), por exemplo. Já no sentido contrário, a região Oeste passou do nível alto para o grave e se tornou a única área neste patamar.

Também houve mudança no risco em outras quatro regiões: Extremo Oeste e Alto Uruguai Catarinense melhoraram os índices e passaram do nível alto para o moderado (azul) .

Já as áreas do Meio Oeste e da Serra Catarinense estavam no nível moderado e pioraram na avaliação, chegando ao nível alto. Neste momento, não há nenhuma região do Estado em nível gravíssimo, o pior relacionado à Covid-19.

O que é avaliado no mapa de risco da Covid-19

A avaliação semanal do cenário da pandemia do coronavírus em Santa Catarina leva em conta quatro fatores.

O primeiro é a gravidade, relacionada à ocorrência de mortes por Covid-19 e à tendência de internações por síndrome respiratória aguda grave. Nesse quesito, a maioria das regiões está em nível alto, embora haja áreas nos riscos grave e moderado.

Há também o aspecto da transmissibilidade, que analisa a situação dos casos infectantes no Estado. Essa é a dimensão mais preocupante no momento, pois há quatro regiões em nível gravíssimo.

Um terceiro fator é o monitoramento, que diz respeito ao percentual de vacinados a variação semanal de casos. Nesta análise, quase todas as regiões estão em nível alto, exceto o Extremo Oeste, que está em risco moderado, e a região Carbonífera, em nível grave.

Por fim, outro aspecto é capacidade de atenção, relacionada à ocupação de leitos de UTI reservados à Covid-19. A maioria das regiões está em nível grave, mas há quatro em nível alto e quatro em moderado.

Mapa de risco mostra avaliação em cada região – Foto: Governo de SC/ReproduçãoMapa de risco mostra avaliação em cada região – Foto: Governo de SC/Reprodução

O mapa de risco da Covid-19 em SC é atualizado semanalmente e a avaliação impacta nas medidas relacionadas ao combate à doença.

 

Fonte(s): JULIANE GUERREIRO, JOINVILLE

Comentários

Últimas notícias

01 Ago
Saúde & Qualidade de vida
NAVEGANTES: Convênio oferece benefícios para servidores públicos e potencializa comércio

Parceria celebrada pela instituição financeira NIO Digital/S8 Bank e Prefeitura está disponibilizando cartão de crédito internacional

11 Mai
Saúde & Qualidade de vida
Jogos Escolares de Navegantes é tratado pela Educação e Fundação de Esportes

Neste ano, além do JENs, a cidade também sediará o JENZINHO, competição voltada as séries iniciais

11 Mai
Saúde & Qualidade de vida
Fórum da Capoeira de Navegantes realiza seu primeiro encontro de 2023

O Encontrou contou com a presença de representantes da capoeira de Navegantes e Balneário Camburiú.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.