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EMANUEL VIEIRA

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MESMO SEM NOVA PISTA, TRANSPORTE DE CARGAS NO AEROPORTO PODE SER EXPANDIDO

A localização estratégica do Aeroporto de faz com que o terminal tenha capacidade para receber três voos semanais diretos dos EUA e Europa
MESMO SEM NOVA PISTA, TRANSPORTE DE CARGAS NO AEROPORTO PODE SER EXPANDIDO
Jornal nos Bairros

A CCR Aeroportos, que opera o Aeroporto de Navegantes, quer expandir o transporte de cargas no terminal. A conversa, no entanto, não cita a expansão das pistas do terminal. Esses projetos de expansão e oportunidades de negócio foram apresentados de 30 de agosto a 1 de setembro, em Joinville, na Logistique, maior feira de logística e negócios multimodais do Sul do Brasil.

No Sul do país, a CCR opera em Curtiba, Foz do Iguaçu, Navegantes e Joinville. Estes terminais são o foco do diálogo com o trade para aumentar a malha cargueira na região. Hoje esse transporte já acontece, com peças da indústria automotiva, maquinários e de tecnologia com alto valor agregado, segmentos onde a demanda atual já supera a do período pré-pandemia.

“Estamos trabalhando para proporcionar maior agilidade ao transporte de cargas destinadas ao Paraná e Santa Catarina, onde há potencial para novas rotas de voos internacionais, seja de cargueiros ou no porão das aeronaves de passageiros”, diz Maria Fan, Gerente Executiva de Carga da CCR Aeroportos.

“Com um ritmo forte de aperfeiçoamento tecnológico e disponibilidade de recursos, os aeroportos estão cada vez mais preparados para aumentar a participação no transporte de mercadorias por via aérea, e em combinação com as vias rodoviária e marítima”, afirma.

A localização estratégica do Aeroporto de Navegantes faz com que o terminal tenha capacidade para receber três voos semanais diretos dos Estados Unidos e da Europa.

Em Curitiba, por exemplo, quantidade de voos cargueiros atuais e de material transportado pode ser dobrada no aeroporto, resultando na nacionalização de 100% das mercadorias destinadas ao Estado, conforme a concessionária.

Apesar de pedido antigo de organizações civis, como a Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina) e do próprio governo do Estado, a construção de uma nova pista não entrou no edital de concessão do Aeroporto de Navegantes.

A CCR também não fala na expansão. O edital de concessão prevê investimentos na casa dos R$ 600 milhões, além de chegar a oito milhões de passageiros por ano.

 

Fonte(s): Fonte: ND +

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