Agora

Cleber Ramos

05:00 - 07:00

Notícia

Investimento vai aumentar captação de água no Rio Itajaí-Mirim em 145%

Investimento de R$ 886 mil vai melhorar sistema de abastecimento de água de Itajaí e de Navegantes, e deve ser instalado em até 60 dias
Investimento vai aumentar captação de água no Rio Itajaí-Mirim em 145%
Semasa/Divulgação

Um investimento de R$ 886 mil deve aumentar a capacidade de captação de água bruta no Rio Itajaí-Mirim em até 145%. O sistema atual abastece tanto as cidades de Itajaí quanto de Navegantes.

O novo sistema deve ser instalado em até 60 dias, depois que testes no equipamento sejam concluídos. A fabricante do equipamento e detentora da patente é catarinense e já fornece para outras empresas de saneamento do Estado.

De acordo com o Semasa (Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura), a vazão do novo sistema será de 1,6 mil litros de água por segundo, enquanto a capacidade máxima atual é de 1100 litros por segundo. O equipamento que faz a captação atualmente já está em operação há 20 anos.

O investimento também deve gerar uma economia de R$ 450 mil por ano em energia elétrica. O equipamento novo e o atual poderão trabalhar ao mesmo tempo conforme a demanda.

O diretor de Saneamento do Semasa, Victor Silvestre, reforça que “um sistema extra de captação nos permite trabalhar com segurança, principalmente em situações que precisam de manutenção de peças. O serviço poderá ocorrer sem que precisemos paralisar a captação de água e sem comprometer o abastecimento da cidade”, observa.

Em dezembro de 2020, a operação da ETA (Estação de Tratamento de Água) São Roque precisou ser interrompida para a retirada de detritos que obstruíam a bomba de captação no rio, trazidos por uma forte enxurrada. Episódio semelhante ocorreu no final de fevereiro deste ano.

O novo sistema captará água 50 centímetros abaixo do nível do rio e não apresenta riscos de entupimento por detritos. O flutuante é feito de fibra de vidro estruturada, sem riscos de corrosões.

O novo equipamento também possui sistema de sinalização náutica, com placa solar para a geração da energia que abastece o próprio sinalizador.

 

Fonte(s): KASSIA SALLES, ITAJAÍ

Comentários

Últimas notícias

Saúde & Qualidade de vida
João Matos oficializa pré-candidatura a Deputado Federal em evento em Navegantes

Diretor do Sinergia e influente empresário do setor educacional, o emedebista apresenta propostas para a região em encontro neste sábado, 16

Saúde & Qualidade de vida
Deputado Jorge Goetten destina 400 cadeiras motorizadas para SC

Ao todo, serão destinadas 400 cadeiras, que serão distribuídas pelo CCR conforme a fila do Sistema Nacional de Regulação (SISREG)

Saúde & Qualidade de vida
TSE lança campanha para incentivar candidaturas de mulheres, negros e indígenas

Ação busca combater sub-representação histórica. Campanha será veiculada nas emissoras de rádio e TV até julho

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.