Agora

Juliana Godoy

00:00 - 02:00

Notícia

Fundação do Meio Ambiente inicia censo florestal urbano

Censo Florestal Urbano é um diagnóstico de todas as árvores existentes no perímetro urbano da cidade de Navegantes.
Fundação do Meio Ambiente inicia censo florestal urbano
Jornal nos Bairros de Navegantes

Transformar Navegantes numa cidade com responsabilidade ambiental. A proposta é trazer o verde para Navegantes com vias e praças arborizadas de maneira ordenada e embelezadora através do programa de arborização urbana – Árvores de Navega. O primeiro passo é a realização do Censo Florestal Urbano que teve o início essa semana.

O Superintendente da Fundação do Meio Ambiente, Marcos Zaleski de Matos, explica que o Censo Florestal Urbano é um diagnóstico de todas as árvores existentes no perímetro urbano da cidade de Navegantes. “Este banco de dados quando finalizado será de fundamental importância para que possamos iniciar o Programa de Arborização Urbana,” destaca.

O tempo previsto para a conclusão do Censo Florestal é de 30 dias, sistematizando as informações técnicas em um banco de dados eletrônico de todos os indivíduos arbóreos de Navegantes.

O Censo Florestal Urbano também pretende verificar:

-se os indivíduos arbóreos atendem a Norma de acessibilidade NBR 9050;
– o percentual de árvores nativas e exóticas;
– descrever todas as espécies de nome científico;
– quais árvores precisam de poda de condução (evitar interferência na rede de energia elétrica);
– porcentagem das árvores frutíferas;
– as espécies com elevado potencial de floração;

– Georreferenciar todas as árvores da cidade e criar um mapa temático;

– Verificar se a quantidade de árvores está de acordo com a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) que indica o mínimo de 1 árvore/habitante.

A arborização traz muitos benefícios para a cidade, desde o conforto térmico, afinal as árvores são comparadas com um climatizador nos dias quentes e também aumento da umidade relativa, diminuição da poluição sonora, prevenção de alagamentos, valorização imobiliária, aumento do turismo, incentivo econômico e outros benefícios ecológicos.

“Arborizar uma cidade não significa sair plantando árvores porque se faz necessário muita responsabilidade no plantio por meio de programa baseados em estudos e com a avaliação de profissionais especializados na área, afinal são vários aspectos com o cuidado no plantio para uma cidade com responsabilidade ambiental. Este programa contribuirá com a qualidade do meio ambiente e bem-estar da população, preservando a biodiversidade da mata atlântica,” finaliza o Superintendente.

Fonte(s): Jornal nos Bairros de Navegantes

Comentários

Últimas notícias

Saúde & Qualidade de vida
João Matos oficializa pré-candidatura a Deputado Federal em evento em Navegantes

Diretor do Sinergia e influente empresário do setor educacional, o emedebista apresenta propostas para a região em encontro neste sábado, 16

Saúde & Qualidade de vida
Deputado Jorge Goetten destina 400 cadeiras motorizadas para SC

Ao todo, serão destinadas 400 cadeiras, que serão distribuídas pelo CCR conforme a fila do Sistema Nacional de Regulação (SISREG)

Saúde & Qualidade de vida
TSE lança campanha para incentivar candidaturas de mulheres, negros e indígenas

Ação busca combater sub-representação histórica. Campanha será veiculada nas emissoras de rádio e TV até julho

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.