Agora

ROBSON DJ

22:00 - 23:00

Notícia

ETA Penha entra na fase de montagem dos equipamentos nos módulos metálicos

Com a construção da unidade, será possível ampliar a vazão de água em Penha em 70 litros por segundo.
ETA Penha entra na fase de montagem dos equipamentos nos módulos metálicos
Luciana Zonta

As obras de implantação da primeira Estação de Tratamento de Água (ETA Penha) estão em ritmo acelerado. Após a instalação dos três módulos metálicos nas bases de concreto da ETA, começaram os serviços de montagem dos equipamentos que compõem o sistema de tratamento de água. De acordo com o engenheiro Pedro Escobar Senra, responsável pela fiscalização da obra, também estão em andamento as obras civis do empreendimento. Em outra frente de trabalho, a construção da adutora de água potável que vai ligar a ETA ao reservatório do Mariscal, colocado em funcionamento pela concessionária em 2019, se aproxima dos 3, 5 mil metros de um total de cinco mil metros.

Quando estiver em funcionamento, a estação vai reforçar o abastecimento da cidade durante os períodos de maior consumo, na temporada de verão. A ETA Penha é uma alternativa para ampliar o fornecimento nos períodos de alto consumo no município. O investimento é de R$ 9 milhões.

Com a construção da unidade, será possível ampliar a vazão de água em Penha em 70 litros por segundo, sem dispensar a água recebida do rio Piçarras. A estação está sendo construída em uma área de 2.370 metros quadrados nas proximidades da rua Honório Bortolatto, no bairro Santa Lídia.

De construção metálica, a ETA contará com floculadores mecânicos, decantadores de alta taxa e filtros de areia e antracito (carvão mineral). Complementam o complexo de tratamento de água, bombas de retrolavagem dos filtros, sistema de recuperação de água de lavagem dos filtros e sistema de adensamento e desaguamento do lodo dos decantadores através de “bags”. Também fazem parte da estrutura a casa de química, sistema de estocagem e dosagem de produtos químicos (policloreto de alumínio, hipoclorito, cal, polímeros e flúor), reservatório elevado de água potável, sala de operação e laboratório, subestação elétrica e gerador diesel.

Fonte(s): Luciana Zonta - Assessoria de Comunicação da Águas de Penha/SC

Comentários

Últimas notícias

01 Ago
Cidades
NAVEGANTES: Convênio oferece benefícios para servidores públicos e potencializa comércio

Parceria celebrada pela instituição financeira NIO Digital/S8 Bank e Prefeitura está disponibilizando cartão de crédito internacional

11 Mai
Cidades
Jogos Escolares de Navegantes é tratado pela Educação e Fundação de Esportes

Neste ano, além do JENs, a cidade também sediará o JENZINHO, competição voltada as séries iniciais

11 Mai
Cidades
Fórum da Capoeira de Navegantes realiza seu primeiro encontro de 2023

O Encontrou contou com a presença de representantes da capoeira de Navegantes e Balneário Camburiú.