Agora

VIDAL ANTUNES

09:00 - 12:00

Notícia

Entenda como nova lei pode melhorar atendimento de autistas

Projeto de lei está em discussão e pode ajudar no diagnóstico de crianças autistas em Joinville
Entenda como nova lei pode melhorar atendimento de autistas
Mauro Artur Schlieck

Câmara de Vereadores de Joinville está debatendo a criação de uma nova lei que determina realização de diagnóstico precoce de autismo nas unidades de saúde da cidade. O projeto tem potencial de melhorar o atendimento para os pacientes.

Ainda em fase de comissões, a proposta de lei ordinária 64/2021 determina adoção de instrumentos de triagem de desenvolvimento infantil para crianças até 36 meses nos postos de saúde.

O projeto busca também a capacitação dos professores da educação infantil e dos agentes públicos de saúde para a aplicação do teste e a detecção dos sinais de risco do autismo.

Lucas Souza (PDT), vereador responsável pelo texto, afirma que ”o diagnóstico nos primeiros meses de vida e o encaminhamento para tratamento proporciona à criança mais qualidade de vida. Vamos ter um impacto muito grande nas vidas que ainda vão nascer”.

Atendimento similar já existe em Curitiba e está servindo de modelo para a aplicação em Joinville.

Na avaliação do médico neurologista, Felipe Ibiapina, toda e qualquer iniciativa que facilite a detecção precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é muito bem-vinda. De acordo com o especialista, o número de diagnósticos vem aumentando, mas ainda é muito aquém do ideal.

“Muitas crianças sem o diagnóstico perdem uma preciosa chance de ter acesso a ferramentas de tratamento adequadas, que podem compensar dificuldades de comunicação e de comportamento que caracterizam o Espectro Autista”, completa o médico.

 

Fonte(s): SABRINA AGUIAR

Comentários

Últimas notícias

01 Ago
Saúde & Qualidade de vida
NAVEGANTES: Convênio oferece benefícios para servidores públicos e potencializa comércio

Parceria celebrada pela instituição financeira NIO Digital/S8 Bank e Prefeitura está disponibilizando cartão de crédito internacional

11 Mai
Saúde & Qualidade de vida
Jogos Escolares de Navegantes é tratado pela Educação e Fundação de Esportes

Neste ano, além do JENs, a cidade também sediará o JENZINHO, competição voltada as séries iniciais

11 Mai
Saúde & Qualidade de vida
Fórum da Capoeira de Navegantes realiza seu primeiro encontro de 2023

O Encontrou contou com a presença de representantes da capoeira de Navegantes e Balneário Camburiú.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.