Notícia

Em Navegantes, o projeto “Escola Azul” conscientiza os alunos sobre cuidado com o oceano

Projeto Escola Azul em parceria com instituições de Portugal nas escolas públicas e privadas de Educação Básica
Em Navegantes, o projeto “Escola Azul” conscientiza os alunos sobre cuidado com o oceano
Eliandro Polidoro

Você já parou para pensar o quanto o oceano e a vida marinha afetam sua vida? Seja numa cidade de interior ou numa cidade litorânea, o oceano influencia diretamente a qualidade da vida no planeta, equilibrando a temperatura da Terra e auxiliando a troca de gases na atmosfera.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) revelou que 40% dos entrevistados acreditam que as atitudes individuais não têm qualquer impacto nos mares.

O número chama atenção para diversos danos que poderiam ser evitados com pequenos gestos e mudanças de hábitos. Pensando nisso, o Programa Maré de Ciência, da Unifesp, desenvolve o projeto Escola Azul em parceria com instituições de Portugal nas escolas públicas e privadas de Educação Básica. O conceito Escola Azul foi desenvolvido em Portugal e trabalha o tema oceano dentro do currículo escolar.

A Escola Municipal Professora Maria Ivone Müller dos Santos está entre as que receberam o aceite para desenvolver e participar do projeto e integrar o mapa da Escola Azul.

A professora de Ciências, Tamily Roedel, conseguiu tornar a unidade a primeira escola pública de Navegantes a participar. De acordo com ela, a iniciativa faz parte da agenda das Nações Unidas para ações da Ciência Oceânica, declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) entre 2021 e 2030.

“Independentemente da distância que estejam do mar, as escolas podem integrar seus estudantes, professores, diretores, sua comunidade escolar e região de entorno, para abordarem o conhecimento sobre o oceano e desenvolverem a cultura oceânica. Ou seja, o entendimento de como o oceano influencia a nossa vida e de como as nossas ações influenciam o oceano”, ressalta a professora Tamily.

Na onda das aulas

Em sala de aula, os estudantes não poupam curiosidade. Eles não faziam ideia da importância dos oceanos e se assustam quando percebem que as pessoas também não têm noção da necessidade de tratar sobre o assunto.

A aluna Letícia da Silva Roscete comenta que fica empolgada por perceber que tem mais gente preocupada com os oceanos. “Tem muito mais gente do que eu imaginava ajudando o planeta. Eu achava que a maioria não se preocupava e eu pensava isso pela quantidade de lixo que a gente vê na cidade no dia a dia e eu evito jogar lixo.”

A estudante Adriely Woicickoscke da Rosa também aprendeu sobre a vida marinha. “Eu fiquei interessada pela função dos corais e das algas, responsáveis por abrigar os peixes e produzir oxigênio”, relembra.

Isso porque a estudante e outros alunos envolvidos no estudo aprenderam que as algas – seres aquáticos que podem ser microscópicos ou macroscópicos – são as responsáveis pelo oxigênio e que, juntos, formam o chamado fitoplâncton. Acredita-se que o fitoplâncton produz cerca de 98% do oxigênio atmosférico.

Beatriz Eduarda de Mello, aluna do 7º ano, avalia que o projeto é um sucesso, pois aprendeu várias formas de evitar a poluição no planeta. “Eu já flagrei muitas pessoas jogando lixo no chão, como papel de bala. Em casa fazemos a separação de lixo orgânico e reciclável.”

Experiência de intercâmbio

A professora Tamily trabalha de forma transversal o tema oceano dentro do currículo escolar. “É possível trabalhar os princípios da cultura oceânica e demonstrar a atuação dos serviços ecossistêmicos que os oceanos proporcionam, como o oxigênio”, ressalta.

 

A diretora da unidade escolar, Jeniffer Pereira da Silva, nunca pensou que o projeto tomaria tanta proporção. “A gente atravessou uma pandemia, em que os alunos ficaram meses sem ver nada diferente, e esse projeto possibilitou o intercâmbio cultural e de conhecimento que esses alunos jamais teriam. Eu não imaginava tamanha visibilidade. O tema poderá ser mais explorado dentro da escola, com as demais disciplinas, levando em conta as características da nossa cidade, que está contornada pelo mar”, comemora.

O diretor-adjunto, Janderson Nahring, considera importante o envolvimento de todos os professores. “Esse é um tema transversal e integra conteúdos e habilidades que a BNCC propõe. Então, é importante essa abertura inicialmente dada pela direção, mas também por toda equipe em abraçar a iniciativa, com escolas dispostas a se permitir inovar. Entre as turmas, a conscientização ambiental gerou mudança de comportamento e preocupação das crianças do cuidar, e zelar, do manter e do poupar”, avalia.

 

Fonte(s): LUIS GUSTAVO VARELA, NAVEGANTES

Comentários

Últimas notícias

01 Ago
Educação
NAVEGANTES: Convênio oferece benefícios para servidores públicos e potencializa comércio

Parceria celebrada pela instituição financeira NIO Digital/S8 Bank e Prefeitura está disponibilizando cartão de crédito internacional

11 Mai
Educação
Jogos Escolares de Navegantes é tratado pela Educação e Fundação de Esportes

Neste ano, além do JENs, a cidade também sediará o JENZINHO, competição voltada as séries iniciais

11 Mai
Educação
Fórum da Capoeira de Navegantes realiza seu primeiro encontro de 2023

O Encontrou contou com a presença de representantes da capoeira de Navegantes e Balneário Camburiú.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.