Notícia

Como é calculada a sensação térmica durante o frio

Temperatura registrada por termômetros costuma ser diferente da temperatura sentida na pele
Como é calculada a sensação térmica durante o frio
Maria Fernanda Salinet

A passagem de uma onda de frio extremo derrubou as temperaturas em toda Santa Catarina. Diversas cidades tiveram temperaturas negativas ou próximas de zero.

Entre quarta (28) e a madrugada desta quinta-feira (29) Santa Catarina registrou neve em 23 cidades. O estado também teve a menor temperatura do Brasil nas últimas horas.

O recorde foi em Bom Jardim da Serra, que marcou -8,6°C às 4h desta quinta. O dado foi divulgado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

No entanto, o frio sentido por bom-jardinenses e turistas pode ter sido muito maior. Isso porque a temperatura registrada por termômetros costuma ser diferente da sensação térmica sentida na pele.

O meteorologista do AlertaBlu (Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos de Blumenau), Gabriel Cassol, explica que a sensação térmica é calculada através de uma equação que leva em consideração alguns fatores.

Para temperaturas abaixo de 20ºC, os meteorologistas analisam pelo menos três condições: temperatura, umidade do ar e velocidade do vento. Quanto menor a temperatura, menos umidade e mais vento, maior é a sensação de frio.

É por isso que mesmo em temperaturas iguais, nosso corpo pode sentir mais ou menos frio. Assim como pessoas na mesma cidade, mas em bairros diferentes. Tudo depende da sensação térmica.

“Locais mais altos, ou mais afastados dos centros urbanos, próximos de regiões de mata, costumam apresentar sensações térmicas menores durante o inverno”, diz Cassol.

O meteorologista explica ainda que a sensação térmica pode variar de pessoa para pessoa. Por isso, os números divulgados por institutos de meteorologia são apenas para referência.

Sensação térmica no calor

Para temperaturas acima de 20ºC, a sensação térmica costuma ser calculada observando apenas a temperatura e a umidade do ar. Neste caso o vento deixa de fazer uma grande diferença.

 

 

Fonte(s): JOÃO VICTOR GÓES, BLUMENAU

Comentários

Últimas notícias

01 Ago
Ciência & Tecnologia
NAVEGANTES: Convênio oferece benefícios para servidores públicos e potencializa comércio

Parceria celebrada pela instituição financeira NIO Digital/S8 Bank e Prefeitura está disponibilizando cartão de crédito internacional

11 Mai
Ciência & Tecnologia
Jogos Escolares de Navegantes é tratado pela Educação e Fundação de Esportes

Neste ano, além do JENs, a cidade também sediará o JENZINHO, competição voltada as séries iniciais

11 Mai
Ciência & Tecnologia
Fórum da Capoeira de Navegantes realiza seu primeiro encontro de 2023

O Encontrou contou com a presença de representantes da capoeira de Navegantes e Balneário Camburiú.