Agora

GILMAR PARANÁ

07:30 - 09:00

Notícia

Campanha educativa alerta sobre o risco de pipas próximas ao Aeroporto de Navegantes

CCR Aeroportos promove palestras durante os meses de outubro e novembro em escolas próximas ao Aeroporto
Campanha educativa alerta sobre o risco de pipas próximas ao Aeroporto de Navegantes
Divulgação CCR Aeroportos

A brincadeira de soltar pipas é uma das mais populares entre crianças e até adultos, mas em áreas próximas aos aeroportos, a prática pode causar interferências nos voos e riscos de acidentes. Esse alerta, com foco na segurança da população e das operações aeroportuárias, integra a campanha educativa que a CCR Aeroportos está promovendo durante os meses de outubro e novembro em escolas próximas ao Aeroporto Internacional de Navegantes (NVT), administrado pela concessionária. 

Com o mote "Pipa legal é pipa longe do aeroporto", estão programadas palestras de sensibilização e distribuição de folders educativos para os estudantes sobre o tema. A expectativa é de que a campanha alcance mais de 2.300 crianças e adolescentes, de 7 a 14 anos. Na programação estão previstas palestras na escola Prof.ª Maria Ivone Muller Santos, nos dias 24, 25, 27, 31 de outubro e 1º de novembro. Depois, a ação acontece na escola municipal Profª Maria de Lourdes Antunes, nos dias 3 e 4 de novembro e em seguida, no C.E.M Prof.ª Eni Erna Gaya, nos dias 10 e 11 de novembro.

Entre os assuntos abordados nos encontros estão dicas para garantir que a brincadeira seja ainda mais segura, como reforçar que é proibida a entrada nos aeroportos para pegar pipas caídas, não usar linha metálica, linha chilena e cerol nos brinquedos, tão pouco utilizar papel laminado a fim de evitar choque elétrico, nunca usar vergalhões ou bambus para tirar pipas enroscadas em fios, ter sempre muito cuidado com o trânsito quando for correr atrás de pipas, entre outros.

Luís Spanner, responsável pela área de Segurança Operacional da CCR Aeroportos, reforça que, no espaço aéreo próximo aos aeroportos, as pipas podem ser sugadas por motores de aeronaves ou enroscar na hélice de helicópteros. Ainda, danificar algum componente essencial desses equipamentos e colocar em risco a operação e gerar riscos à vida das pessoas a bordo das aeronaves. Outro problema atrelado às pipas é a entrada não autorizada de pessoas nas áreas operacionais dos aeroportos, na tentativa de recuperar pipas que por ventura venham a cair dentro dos aeroportos. “A CCR Aeroportos atua de forma responsável com as comunidades em torno dos aeroportos em que opera, por isso, realizar uma campanha educativa que esclareça os perigos de soltar pipas em regiões aeroportuárias é fundamental para a conscientização e segurança de todos”, destaca.

Desde o início da gestão da CCR Aeroportos, em março de 2022, foram identificadas 163 ocorrências com pipas nos aeroportos administrados pela operadora. NVT é o segundo em número de ocorrências com 21 episódios registrados até setembro. Em primeiro está o Aeroporto de Pampulha. 

Ações educativas

Além de palestras, a CCR Aeroportos desenvolve e promove outras ações educativas junto à comunidade visando a segurança das operações aeroportuárias. A concessionária apoiou o espetáculo “Perigo Invisível”, da Cia BuZum!, que levou durante os meses de agosto e setembro a vivacidade do tradicional teatro de bonecos para escolas públicas municipais em Londrina e São José dos Pinhais, no Paraná, e Joinville e Navegantes, em Santa Catarina. Na ocasião, a trupe também destacou a importância de brincar com pipas em locais adequados. 

Sobre a CCR Aeroportos

A CCR Aeroportos, Negócio do Grupo CCR, opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em cinco países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros/ano.

Fonte(s): Assessoria AIS Comunicação

Comentários

Últimas notícias

01 Ago
Cidades
NAVEGANTES: Convênio oferece benefícios para servidores públicos e potencializa comércio

Parceria celebrada pela instituição financeira NIO Digital/S8 Bank e Prefeitura está disponibilizando cartão de crédito internacional

11 Mai
Cidades
Jogos Escolares de Navegantes é tratado pela Educação e Fundação de Esportes

Neste ano, além do JENs, a cidade também sediará o JENZINHO, competição voltada as séries iniciais

11 Mai
Cidades
Fórum da Capoeira de Navegantes realiza seu primeiro encontro de 2023

O Encontrou contou com a presença de representantes da capoeira de Navegantes e Balneário Camburiú.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.