Agora

GILMAR PARANÁ

07:30 - 09:00

Notícia

2ª Pista do Aeroporto de Navegantes volta aos planos da CCR

Decisão traz otimismo para a classe empresarial da região.
2ª Pista do Aeroporto de Navegantes volta aos planos da CCR
Jornal nos Bairros

Empresários ligados à Associação Empresarial de Navegantes – ACIN e demais Associações do Vale do Itajaí estão otimistas com a informação trazida pelo diretor de Operações da CCR, Comandante Miguel Dau, sobre a aprovação do novo projeto que recoloca a segunda pista no Masterplan do terminal e também garante investimentos para a ampliação da atual pista e terminal de passageiros. Com a possibilidade da construção de uma segunda pista de pouso e decolagem no aeroporto de Navegantes, há uma projeção para o transporte de cargas, movimentando toda uma cadeia logística.

A notícia se tornou pública por meio do senador Esperidião Amin, que participou de uma reunião remota nesta segunda-feira (10), com diretores da Companhia de Participações em Concessões Aeroportos (CCR Aeroportos), para tratar exclusivamente sobre o aeroporto de Navegantes.

Esse tema é recorrente no meio empresarial, sendo uma das principais bandeiras do sistema Facisc na regional Vale, e há cerca de 20 anos vem sendo discutido e defendido pela Associação Empresarial de Navegantes. De acordo com o atual presidente da entidade, Verner Dietterle, essa é uma luta antiga da ACIN e que ganhou força regional através de um trabalho exaustivo, intenso e principalmente muito fundamentado com números que comprovam o potencial do aeroporto e a necessidade do investimento.

“A ACIN continuará acompanhando o cronograma de investimentos da CCR e não medirá esforços para ver a conclusão desse importante e fundamental equipamento para o desenvolvimento de toda a região. O momento é de otimismo, mas também de muita atenção e foco para que, de fato, esse projeto seja viabilizado”, destacou Verner.

O vice-presidente da Facisc – Regional Vale do Itajaí, Rinaldo Luiz de Araújo, que já foi presidente da ACIN por dois mandatos, recebeu a informação com muita satisfação. Durante sua gestão na entidade navegantina, Rinaldo não mediu esforços para chamar a atenção da classe empresarial e política do Estado sobre o tema.

“Esse equipamento irá consolidar a região do Vale do Itajaí como um dos principais hubs logísticos do no nosso país. Com certeza, o mais importante do sul do Brasil. O estado de SC merecia muito essa conquista” enfatizou Rinaldo.

Sobre a segunda pista

A segunda pista do aeroporto de Navegantes, que havia sido eliminada durante o leilão dos aeroportos do Bloco Sul pelo Ministério da Infraestrutura em 2021, fazia parte do Plano Diretor do aeroporto desde 2013 e, agora, ela volta a ser inserida no Masterplan da CCR por deliberação do conselho da concessionária. Segundo o senador Esperidião Amin, que também abraçou a causa como fundamental para o desenvolvimento da região, todos os argumentos apresentados, por representação empresarial e política, estavam corretos.

”Nós tínhamos razão em dizer que seria um grave prejuízo para a economia de Santa Catarina e do Brasil, não preservarmos no projeto do aeroporto de Navegantes a segunda pista, em função da vitalidade do nosso Vale do Itajaí, da nossa capacidade catarinense de exportação de produtos de valor agregado com tecnologia. Tudo isso, justificava e, agora se confirma com a preservação da segunda pista”, destacou Amin em uma de suas Redes Sociais.

Em resposta ao Jornal nos Bairros, a CCR. por meio de sua assessoria de imprensa, informou que, neste primeiro entendimento dos investimentos, ainda serão detalhados em projeto, a preservação de uma área visando uma segunda pista de pousos e decolagens foi considerada. A CCR ressaltou que qualquer investimento além do contrato deve ser, em primeiro lugar, aprovado e orientado pelo Poder Concedente.

 

Fonte(s): Alexandre Batista – Assessoria ACIN Navegantes

Comentários

Últimas notícias

01 Ago
Cidades
NAVEGANTES: Convênio oferece benefícios para servidores públicos e potencializa comércio

Parceria celebrada pela instituição financeira NIO Digital/S8 Bank e Prefeitura está disponibilizando cartão de crédito internacional

11 Mai
Cidades
Jogos Escolares de Navegantes é tratado pela Educação e Fundação de Esportes

Neste ano, além do JENs, a cidade também sediará o JENZINHO, competição voltada as séries iniciais

11 Mai
Cidades
Fórum da Capoeira de Navegantes realiza seu primeiro encontro de 2023

O Encontrou contou com a presença de representantes da capoeira de Navegantes e Balneário Camburiú.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.